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Como tomar cafeína corretamente?.

Publicado em 14/12/2016 às 15h38

 

 

CAFEÍNA SAIBA COMO SUPLEMENTAR PARA OBTER SEUS EFEITOS ERGOGÊNICOS

A cafeína é uma das substâncias mais antigas e utilizadas no mundo para aumentar a potencia física e mental.

A principal fonte de cafeína na alimentação é o café, mas também encontramos cafeína em outros alimentos como chás, guaraná e chocolates. A cafeína também pode ser encontrada na forma de suplementos de cafeína anidra. Estes suplementos são bastante procurados pelas pessoas do meio esportivo uma vez que a cafeína é considerada um ergogênico, ou seja, uma substância que melhora a performance.

Seus efeitos no nosso organismo incluem:

– estimulação do sistema nervoso central que aumenta a circulação sanguínea e a pressão arterial e reduz a sensação de cansaço e fadiga mental, melhorando assim a performance; 

– lipólise (quebra do tecido adiposo) que favorece a utilização de gordura como fonte de energia preservando o glicogênio e reduzindo assim a fadiga durante exercício.

– efeito termogênico: aumenta o gasto de energia do organismo para a produção de calor contribuindo para a perda de gordura corporal;

– diurese;

– secreção de acido gástrico.

A maioria dos estudos que avaliaram a melhora da performance esportiva com a suplementação de cafeína utilizaram doses entre 3mg-6mg de cafeína por kg de peso corporal. Ou seja, uma pessoa de 70 kg obteria resultados positivos na performance com o consumo de cafeína entre 210 mg a 420 mg ao dia. Doses mais altas podem ocasionar efeitos adversos tais como rubor facial, ansiedade, nervosismo, tremores nas mãos, insônia, arritmias cardíacas, náusea, dor de estômago entre outros. Algumas pessoas são mais sensíveis a cafeína e podem sentir esses efeitos mesmo com doses mais baixas.

A cafeína é rapidamente absorvida pelo intestino, atingindo seu pico no plasma em torno de 30 a 60 minutos após o consumo. Assim, recomenda-se que a suplementação de cafeína ocorra de 30 minutos a 1h antes do exercício físico.

É importante ressaltar que o uso crônico de cafeína reduz sua eficácia na performance, uma vez que os receptores responsáveis pelo efeito dela no nosso organismo deixam de ser sensível a ela.

Categoria: Suplementos
Tags: disposição, Mais energia

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